quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Uma metodologia, Uma realidade.

   Um assunto que desperta grandes polémicas é  a escolha metodológica da educação, afinal qual a melhor forma de se adquirir grandes quantidades de conhecimento? Devemos destacar que cada vez mais  o conhecimento e a tecnica são  necessários para o melhor desempenho de atividades seja no trabalho intelectual ou no trabalho físico.
  Sendo constatado que o conhecimento atualmente tem sido supervalorizado e levando em conta que a obtenção do mesmo é uma tarefa árdua e nem sempre praticada por todos. nos voltamos para uma questão comum que trata o modelo atual de ensino-aprendizagem. A realidade  é que o modelo atual é falho, o mesmo destaca muito o conteúdismo acomulativo e de maneira quase irônica  não abre muito espaço para o "verdadeira aprendizagem" na qual destaca-se a interdisciplinaridade, que tem caracteristicas que opõe-se à acomulação de informações que nem sempre são úteis.
   A interdisciplinaridade tem parâmetros que consistem em facilitar a  obtenção de hábilidades e competências necessárias para tornar um cidadão crítico e hábil em uma vasta área do conhecimento. Isso é possível pelas formas que os parâmetros são regidos e interpretados.
  Os conhecimentos adquiridos na forma de "decoreba" podem não ser suficientes para suprir todas as necessidades, e como o modelo conteúdista, não incentiva o desenvolvimento de competências universais, o aluno fica restrito ao conteúdo estudado,ja no modelo de habilidades e competências da intedisciplinaridade, o aluno bem preparado tem uma báse de conhecimentos que permite-o através da lógica ir além do conteúdo estudado e reconhecer, análizar e interpretar teorias,movimentos históricos e até formulas matemáticas.
 A educação brasileira ainda tem muito o que evoluir e essa evolução se radicalizará quando o modelo atual de ensino for substituido pelo modelo Interdisciplinar  que destaca o desenvolvimento de  habilidades e competéncias como  as metas  principais para o desenvolvimento da educação e do conhecimento.

2 comentários:

  1. Realmente Iran, a interdisciplinaridade proporciona uma visão mais ampla sobre um determinado conteúdo, além de desenvolver no aluno a capacidade de atuar, em áreas diferentes, utilizando o mesmo conhecimento. No entanto, a prática da "decoreba" está profundamente enrizada, principalmente nos estudantes, que abrem mão do seu direito de pensar e buscam apenas memorizar temporariamente, ou seja, apenas para realizar um teste e assim obter uma nota, isto é, se buscam notas e não aprendizado. Creio eu que, uma mudança de postura dos estudantes pode ser o marco inicial para a transformação da prática pedagógica recorrente em nossas escolas.

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  2. Com certeza Rhodrigo,Hoje em dia a maioria dos estudantes buscam somente terminar aquilo que é levado como obrigação, poucos sentem prazer na busca do conhecimento e/ou de desafios. no fim das contas o que realmente pode mudar tudo,é um certo equilíbrio dentro das duas realidades,uma integração entre Interdisciplinaridade e Conteúdismo, percebe-se que é uma útopia, mas pode se trasformar em uma realidade. ao menos para alguns.

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